Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 25 de abril de 2009

Arnaldo Jabor - O Brasil estará sendo desinventado?


Quem foi que inventou o Brasil? Foi Sr. Cabral, foi Sr. Cabral. No dia 21 de Abril, dois meses depois do carnaval. O Brasil estará sendo reinventado? Depois da ditadura, passamos a valorizar a liberdade, a democracia. Depois do caos do governo Collor, surgiu uma grande fome de república em nós.
Diante do sofrimento, contamos mudar. Agora o desejo de liberdade de ordem republicana está sumindo aos poucos. A vergonha foi se dissolvendo, com a certeza da impunidade e pela maracutaia das alianças políticas.
A democracia é confundida com permissividade. Sempre houve bandalheira, é claro, sempre. Mas antes ainda havia o mito de honradas excelências, a via retórica do grande parlamentar, os gestos indignados com a corrupção, ou ecos de Rui Barbosa, de Joaquim Nabuco. Hoje vemos que os líderes do nosso atraso, combatem a modernização do país, pela desarticulação das regras mínimas de decência política. Pelo vale tudo.
Existe até mesmo uma perversão sádica de gozar com a indignação da opinião pública. Nunca antes, desde Cabrel, vimos tanto cinismo deslavado. Antes havia mais respeito, eu não digo não pela verdade, mas ao menos pela mentira. [Veja o vídeo dessa fala no Blog do Arnaldo Jabor]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente; seu comentário enriquece o assunto:
- Os comentários são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Utilize o seu OpenID na hora de enviar o comentário e seu link ficará gravado.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.

- Escreva a Cidade, o Estado e o País de onde você está acessando (é muito importante para nós).

Related Posts with Thumbnails